Afinal, qual a diferença entre transformador e autotransformador?

 

Uma dúvida muito presente entre os eletricistas é se existe uma diferença entre transformador e autotransformador e se existe uma diferença, qual é?

Um transformador é uma máquina elétrica que consegue transmitir uma potência elétrica de um circuito para outro induzindo corrente, tensões e mesmo modificando estas grandezas através de princípios estudados em eletromagnetismo.

Sendo assim, é possível criar uma corrente elétrica em determinado circuito através de um fluxo magnético variável. pois se trata de um fluxo variável, logo os transformadores só funcionam em correntes alternadas.

 

Sobre transformador

O transformador será composto de dois enrolamentos de condutores distintos que envolverão o mesmo núcleo de ferro, esta separação física entre os enrolamentos irá garantir uma vantagem ao transformador. Por isso, uma isolação galvânica existe de modo a proteger a rede de alimentação da saída deste transformador.

Esta isolação entre rede e carga garante uma proteção a ambos em relação a possíveis transientes de rede que possam vir a ser criados da rede para a carga ou mesmo da carga para a rede.

Contudo, um inconveniente do transformador é que para a construção de duas bobinas o equipamento terá maiores dimensões e haverá um aumento considerável no preço devido a maior quantidade de material usado para a fabricação.

Sobre autotransformador

O autotransformador é uma máquina elétrica que conseguir fazer a mesma indução de potência, a um circuito, com alteração de tensão e corrente.

Mas contrário ao transformador apenas um enrolamento é usado para isso, de acordo com a transformação desejada em determinada parte do enrolamento será derivado um “tap” e neste ponto teremos valores diferentes dos encontrados na entrado do autotransformador.

A constituição diferenciada do autotransformador garante a ele certas vantagens, um melhor rendimento é encontrado no autotransformador e haverá uma menor queda de tensão nestes modelos.

Outra grande vantagem é um preço reduzido se comparado ao transformador convencional.

As principais diferenças entre transformadores e autotransformadores

 

Em teoria, ambos possuem funcionalidades parecidas, o que muda é na prática, pois suas aplicações e configurações são diferentes.  As principais diferenças entre o autotransformador e o transformador são: número de enrolamentos, isolação, indução, tamanho, corrente de excitação, impedância, custo, perdas e aplicação.

 

Conclusão

O uso de ambos é muito presente em todos os sistemas elétricos. Assim, é importantíssimo para os profissionais se orientarem quanto as suas particularidades e usos adequados.

Conheça nossa gama de transformadores elétricos mais de 3000 modelos com classes e potências diferentes.
Envie seu projeto para comercial@siemetrafo.com.br e um de nossos especialistas entrará em contato.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *