Distribuição de energia se caracteriza como o segmento do setor elétrico Brasileiro dedicado ao rebaixamento da Tensão elétrica (DDP), proveniente do sistema de Transmissão, à conexão de centrais geradoras e ao fornecimento de energia ao consumidor. Existem casos onde o consumidor possui uma alimentação em alta Tensão diretamente da rede de Transmissão de energia, quando há necessidade e condição por parte dele, sendo assim casos particulares.

 

Sobre as redes de distribuição podemos separar entrar duas classes:

 

  • Redes Elétricas Primárias: redes de distribuição de média tensão que atendem empresas e indústrias de médios e grandes portes.
  • Redes Elétricas Secundárias: redes de distribuição de baixa tensão que atendem consumidores residenciais, pequenos estabelecimentos comerciais e iluminação pública.

É estimado que 85% das unidades consumidoras são residenciais, mas que 35% do consumo de energia elétrica no País são de responsabilidade das indústrias.

 

Sobre a composição de distribuição das redes

 

A distribuição de energia elétrica, ocorrendo quando as empresas concessionárias passam a energia por transformadores – equipamentos que são instalados em postes.

Os transformadores são divididos em monofásicos, bifásicos e trifásicos. A escolha mais adequada depende da necessidade de cada estabelecimento – seja residencial, seja comercial ou industrial. A diferença entre eles está na quantidade de fios utilizados para fazer a ligação entre o equipamento e o local abastecido e na potência fornecida.

O sistema de distribuição é composto pela rede elétrica e pelo conjunto de instalações e equipamentos elétricos que operam em níveis de alta tensão (superior a 69 kV e inferior a 230 kV), média tensão (superior a 1 kV e inferior a 69 kV) e baixa tensão (igual ou inferior a 1 kV).

Para Transmissão de energia em Tensões de 345KV a 765KV denomina-se transmissão em Extra-Alta-Tensão e para acima de 765KV Ultra-Alta-tensão.

 

Regulamentação e normas

No Brasil, é preciso seguir as regulamentações impostas para que a distribuição seja feita com excelência. Os profissionais devem consultar as seguintes normas técnicas:

  •  NBR 541O – Instalações elétricas de baixa tensão;
  •  NR 1O – Segurança em instalações e serviços em eletricidade.

Os quadros de distribuição passam por rigorosos ensaios durante o processo de produção e são desenvolvidos conforme as normas:

  • ABNT NBR 60670 – Caixas e invólucros para acessórios elétricos para instalações elétricas fixas domésticas e análogas;
  •  ABNT NBR 60439 – Conjuntos de manobra e controle de baixa tensão.

 

Siemetrafo é uma empresa de soluções elétricas completas com amplo estoque de transformadores e autotransformadores de 3 anos de garantia. Trabalhamos com soluções de locação, instalação e manutenção de transformadores elétricos.
Envie seu projeto para comercial@siemetrafo.com.br.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *