Autotransformador é um dispositivo que pode ter diversos valores de tensão de saída, oposto a um transformador, onde só pode ter um valor de saída e entrada. Em sua composição possui apenas uma bobina com um único núcleo ferromagnético, a bobina é composta de vários taps de configurações que varia a tensão gerada de acordo com a posição do tap. Uma das maiores desvantagens do autotransformador é que não possui isolamento entre o enrolamento
Autotransformador trifásico
Um transformador automático trifásico é um tipo especial no qual o enrolamento comum está sendo compartilhado pela alta e baixa tensão. AC trifásica sendo fornecida no primário e a saída é coletada no secundário. O transformador automático trifásico é usado para tal aplicação onde a baixa tensão é usada no sistema de distribuição. Não há isolamento elétrico entre eles. Ele é projetado para aumentar e diminuir a tensão e trabalhar com o princípio de indução magnética.
Os principais recursos do autotransformador trifásico são os seguintes:
- Classificação de 3 KVA a 500 KVA
- Frequência 50/60 Hz
- Trifásico
O autotransformador trifásico é usado em aplicações de energia para conectar o sistema operando em uma linha de transmissão de 66Kv a 138Kv.
Classificação do autotransformador trifásico
É classificado em KVA variando sua capacidade de (1 KVA-500KVA).
Aplicações de autotransformador
- É usado em motores síncronos e de indução como parte do propósito de partida.
- É usado em laboratórios de teste de aparelhos elétricos
- É usado como boosters em alimentadores CA para aumentar o nível de tensão desejado.
- Usado para partida de motores de gaiola de esquilo e motores de indução de anel deslizante.
- Para sistemas de interconexão que estão operando em tensões limite.
- Como impulsionadores para aumentar as tensões de entrada
Desvantagens dos autotransformadores
- A principal desvantagem de um autotransformador é que ele não tem isolamento de enrolamento primário para secundário. Ou seja, um autotransformador não é seguro na redução de tensões altas para tensões muito mais baixas.
- Se o enrolamento secundário se tornar em circuito aberto, a corrente do enrolamento primário será zero, interrompendo a ação do transformador. Por fim, a tensão primária será disponibilizada diretamente nos terminais do secundário.
- Se o circuito secundário entrar em curto-circuito, a corrente do primário será muito maior danificando-o com facilidade.
- Como o Neutro é comum aos enrolamentos, o aterramento do enrolamento secundário é o Terra do primário.
O autotransformador tem muitos usos e aplicações, incluindo:
- partida de motores de indução;
- regular a tensão de linhas de transmissão;
- transformar tensões quando a relação primária para secundária for próximo de 1.
Um autotransformador também pode ser feito a partir de transformadores convencionais de dois enrolamentos, conectando o enrolamento primário e secundário juntos em série. Dependendo de como a conexão é feita, a tensão secundária pode adicionar ou subtrair a tensão primária.
Vantagens de um autotransformador
O autotransformadores tem muitas vantagens sobre os transformadores convencionais isoladores.
- Mais eficientes para a mesma classificação de VA
- Menores em tamanho
- Menor custo, pois o uso de cobre é menor em sua construção
- Perdas menores de núcleo e cobre
Tenho rede trifásica que a tensão é baixa. 170 a 190volts e deveria ser 220volts. O autotransformador faz esta correção. Teria que ser 50kva.
Bom dia Vonei, a equipe comercial entrará em contato com o senhor, pelo email: comercial@siemetrafo.com.br, agradecemos o contato, muito obrigado.
Boa noite;
Minha rede da casa era pra chegar 220v, mas é baixa. 170 a 187volts que deveria ser 220volts. O autotransformador faz essa correção?
Bom dia Sr Leticia, desculpa a demora, o Autotransformador faz essa correção sim, porém precisamos saber a potência necessária, muito obrigado, estamos a disposição.