Autotransformador é um dispositivo que pode ter diversos valores de tensão de saída, oposto a um transformador, onde só pode ter um valor de saída e entrada. Em sua composição possui apenas uma bobina com um único núcleo ferromagnético, a bobina é composta de vários taps de configurações que varia a tensão gerada de acordo com a posição do tap.  Uma das maiores desvantagens do autotransformador é que não possui isolamento entre o enrolamento

 

Autotransformador trifásico

Um transformador automático trifásico é um tipo especial no qual o enrolamento comum está sendo compartilhado pela alta e baixa tensão. AC trifásica sendo fornecida no primário e a saída é coletada no secundário. O transformador automático trifásico é usado para tal aplicação onde a baixa tensão é usada no sistema de distribuição. Não há isolamento elétrico entre eles. Ele é projetado para aumentar e diminuir a tensão e trabalhar com o princípio de indução magnética.

Os principais recursos do autotransformador trifásico são os seguintes:

  • Classificação de 3 KVA a 500 KVA
  • Frequência 50/60 Hz
  • Trifásico

O autotransformador trifásico é usado em aplicações de energia para conectar o sistema operando em uma linha de transmissão de 66Kv a 138Kv.

Classificação do autotransformador trifásico

É classificado em KVA variando sua capacidade de (1 KVA-500KVA).

 

Aplicações de autotransformador
  • É usado em motores síncronos e de indução como parte do propósito de partida.
  • É usado em laboratórios de teste de aparelhos elétricos
  • É usado como boosters em alimentadores CA para aumentar o nível de tensão desejado.
  • Usado para partida de motores de gaiola de esquilo e motores de indução de anel deslizante.
  • Para sistemas de interconexão que estão operando em tensões limite.
  • Como impulsionadores para aumentar as tensões de entrada

 

Desvantagens dos autotransformadores
  • A principal desvantagem de um autotransformador é que ele não tem isolamento de enrolamento primário para secundário. Ou seja, um autotransformador não é seguro na redução de tensões altas para tensões muito mais baixas.
  • Se o enrolamento secundário se tornar em circuito aberto, a corrente do enrolamento primário será zero, interrompendo a ação do transformador. Por fim, a tensão primária será disponibilizada diretamente nos terminais do secundário.
  • Se o circuito secundário entrar em curto-circuito, a corrente do primário será muito maior danificando-o com facilidade.
  • Como o Neutro é comum aos enrolamentos, o aterramento do enrolamento secundário é o Terra do primário.

autotransformador tem muitos usos e aplicações, incluindo:

  • partida de motores de indução;
  • regular a tensão de linhas de transmissão;
  • transformar tensões quando a relação primária para secundária for próximo de 1.

Um autotransformador também pode ser feito a partir de transformadores convencionais de dois enrolamentos, conectando o enrolamento primário e secundário juntos em série. Dependendo de como a conexão é feita, a tensão secundária pode adicionar ou subtrair a tensão primária.

 

Vantagens de um autotransformador

autotransformadores tem muitas vantagens sobre os transformadores convencionais isoladores.

  • Mais eficientes para a mesma classificação de VA
  • Menores em tamanho
  • Menor custo, pois o uso de cobre é menor em sua construção
  • Perdas menores de núcleo e cobre

 

Respostas de 4

  1. Tenho rede trifásica que a tensão é baixa. 170 a 190volts e deveria ser 220volts. O autotransformador faz esta correção. Teria que ser 50kva.

    1. Boa noite;
      Minha rede da casa era pra chegar 220v, mas é baixa. 170 a 187volts que deveria ser 220volts. O autotransformador faz essa correção?

      1. Bom dia Sr Leticia, desculpa a demora, o Autotransformador faz essa correção sim, porém precisamos saber a potência necessária, muito obrigado, estamos a disposição.

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