Como funciona o sistema Bifásico?

Sabemos que todo o sistema de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica do Brasil é imenso e sem essas etapas não seria possível chegar energia elétrica a nós, consumidores. Graças a todo este sistema é que nas instalações elétricas industriais, prediais e residenciais as concessionárias podem fornecer uma rede trifásica, bifásica ou monofásica, mas afinal qual a diferença entre elas e onde cada uma delas devem ser usadas?

Pensando nesse assunto a Siemetrafo irá explicar a diferença entre sistema monofásico, bifásico e trifásico e explicar onde geralmente cada tipo de sistema é utilizado, além de abordar as respectivas vantagens dos sistemas trifásicos.

É importante destacar que os valores de potência elétrica, tensão de fase e linha além de seus respectivos valores mudarem de acordo com a concessionária, também pode mudar estes parâmetros dependendo do local, como por exemplo dentro das indústrias, onde a necessidade de níveis de tensões especiais.

Sistema bifásico

O sistema bifásico possui como característica a existência de três condutores elétricos sendo entregues ao estabelecimento, dois condutores de fase e um condutor neutro, de forma com que a tensão de fase e linha pode variar entre 127/220V ou 220/380V, dependendo da concessionária de energia. Geralmente as instalações elétricas de rede bifásica consomem em média no máximo 25KW (25000 W).

Benefícios apresentados pelo transformador bifásico

Quando o transformador bifásico e transformador toroidal é comparado aos transformadores comuns, ele apresenta mais vantagens porque possui uma irradiação menor, perde menos, a variação de tensão e tamanho é menor, apresenta maior praticidade e é mais silencioso.

Como a irradiação do campo magnético em volta do transformador é baixo, os circuitos eletrônicos sejam eles analógicos ou digitais não são afetados apesar de serem sensíveis.

Assim como a quantidade de perdas é baixa, o consumo também é, pois a corrente consumida de carga é bem pequena. A variação da tensão observada na sala de potência também é pequena no transformador bifásico e transformador toroidal quando comparada aos demais tipos de transformadores.

O transformador bifásico e transformador toroidal costuma ser de 40 a 60% menor e mais leve quando comparado aos transformadores convencionais e isso agrega ao equipamento mais praticidade, porque basta fazer uso de apenas um parafuso ou abraçadeiras plásticas para fixá-lo o que reduz de forma significativa o tempo de montagem.

O silêncio é outra marca do transformador bifásico e transformador toroidal, porque o ruído que ele faz é quase imperceptível. Enquanto está funcionando, a vibração do núcleo é muito baixa.

Aproveite para ver toda a nossa linha de produtos clicando aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *